Os 100 grandes cogumelos Portugueses
O propósito é apresentar alguns dos cogumelos frequentes do nosso país e apresentar algumas informações sobre eles. Fica o convite a listar aqui também os seus favoritos!
Finalmente um blog para todos os interessados em micologia em português! E sim, gostar de cogumelos mágicos também conta.
O propósito é apresentar alguns dos cogumelos frequentes do nosso país e apresentar algumas informações sobre eles. Fica o convite a listar aqui também os seus favoritos!
Escrito por
miscara
em
23:18
9 comentários:
Que difícil escolher...Não sei se vou pela gula - Boletus edulis; pela imponência - Amanita caesarea; pela graciosiade - Laccaria amethystina ou pela magia - Stropharia aeruginosa. Bem, como resolvo esse dilema?
Simples, fala-se de todos...
jiis
Então vou começar pelo apetitoso Boletus edulis:
É uma espécie micorrízica que surge em folhosas e resinosas. Os seus saborosos “frutos carnudos” surgem após as primeiras chuvas de Primavera, fins de Verão e Outono.
Tem um chapéu de cor que vai do castanho claro ao castanho-escuro com margem branca. Tubos longos, que se removem facilmente com a unha, são branco-creme nos exemplares jovens, tornando-se amarelo-esverdeado nos adultos. Este chapéu insere-se num pé obeso de cor castanha clara e coberto de um reticulado muito fino, principalmente no terço superior.
A carne é espessa, branca, imutável em contacto com o ar, de cheiro e sabor agradáveis.
Mas…cuidado com as surpresas! É frequente a presença de pequenas larvas que se vão deliciando…Não se preocupem, dá para todos!!!
hummmm.... a descilão dá-me cá umas saudades....
jiiis
Um cogumelo digno dos Césares...
Pois é, o nosso belo Amanita caesarea já deliciava os manjares dos imperadores romanos.
Até que eu me deliciaria...
Pena, é é ser caprichosa nas suas aparições!
Os soutos e carvalhais maduros das regiões meridionais são os habitats preferenciais desta espécie micorrízica.
Com o seu lindo chapeu alaranjado, as suas lâminas, pé e anel de um ton amarelo dourado, e a volva branca, robusta (em forma de saco) é impossível de não reconhecer esta deliciosa "laranjinha"(outro nome comum).
Não confundir com o Amanita muscaria!
Tomei hoje contacto com este blog e deixo os meus parabéns pela qualidade das fotos e da informação.
Também sou uma apaixonada por esta área...
Votos de continuação com igual qualidade
eu não conheço muito, por isso fale um pouco sobre psilocibe cubensis
Olá apanhei uns cogumelos que penso serem Lactarius deliciosus sabes se em Portugal há alguns cogumelos venenosos parecidos com estes?
Apanhei tambem outros que não têm guelras, têm antes uma espécie de esponja amarelada, apanhei os dois num pinhal.
Obrigado pela ajuda
Abraço micológico
Helder Valente
Caro Helder,
faz-me a descrição dos cogumelos que identificaste como L. deliciosus. Dentro do complexo de espécies de Lactarius com latex laranja não há nenhuma espécie venenosa, apenas umas melhores comestíveis que outras. Mas há espécies de Lactarius tóxicas... confirmas que são de facto Lactarius e com latex laranja? E foram apanhados num pinhal?
Os outros cogumelos que falas, sem lâminas e com esponja, podem ser Xerocomus, Suillus ou Boletus. Algumas das espécies comuns em pinhal são Suillus bovinus, Suillus luteus, Suillus granulatus, Boletus badius, que podes pesquisar na net para ver imagens. além da cor dos poros (a esponja de que falas), é importante ver se fica azul ao toque ou quando cortado, a cor e mucosidade do chapéu quando húmido, forma do pé (gordo ou delgado) e sua ornamentação (é liso? parece coberto por uma espécie de meia de rede? tem pintas?
Beijos grandes
Rita
Enviar um comentário