Cantharellus de Verão!
O mundo é um lugar cheio de surpresas, e há dias em que vale a pena olhar para o chão e acreditar. O tempo atípico das últimas semanas permitiu-nos comer abundantemente Cantharellus cibarius no Verão. Encontramos e colhemos esta espécie desde o dia de S. João até ao fim de semana passado.
Para os micófagos, Cantharellus cibarius é uma espécie que dispensa apresentações. É um comestível excelente, que pode ser encontrado da Primavera ao Outono, desde que haja chuvas. Surge em bosques de folhosas, pinhais, e inclusivé eucaliptos, preferencialmente em zonas bastante húmidas, ao longo de linhas de água. Tem algumas características muito especiais: 1) não tem verdadeiras lâminas, mas sim pregas enrugadas debaixo do chapéu; 2) é um Polyporales, isto é, está mais próximo dos cogumelos das árvores com textura coriácea do que dos outros cogumelos (Agaricales); 3) nunca está "bichado", ou seja, a sua carne parece ser imune ao ataque feroz das larvas que tantas refeições nos leva.
A cor amarela-laranja e ausência de lâminas permite a sua distinção da maioria das outras espécies, se a observação for cuidada. Em pinhais, existe uma espécie similar para os menos atentos: Hygrophoriopsis aurantiaca, o falso cantarelo, considerado por alguns de comestibilidade duvidosa e inferior.
Este Verão foi de facto especial. Se tivermos mais chuvas, é provável os voltemos a encontrar.
Sem comentários:
Enviar um comentário