segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Cyathus striatus


O mundo é dos pequenos. E Cyathus striatus é disso exemplo.
Apesar de muito frequente e cosmopolita, muitos podem nunca ter reparado nesta espécie, simplesmente por ser pequena. Cresce em restos lenhosos em locais húmidos, e parece um "ninho de pássaro" com "ovinhos" dentro. Não surpreende pois que esta espécie pertença à ordem Nidulariales (Nidularia, de ninho).

Cyathus striatus tem uma estranha forma de vida. Dentro de cada "ovo", designado peridíolo, estão esporos. Ao cairem as gotas de chuva no cogumelo em forma de taça (Cyathus = taça), o peridíolo é projectado para fora da taça. Possui um extensor, que mais parece uma gavinha, que se enrola aos restos lenhosos envolventes e permite a dispersão da espécie. Em pouco tempo temos vários cogumelos de Cyathus striatus, todos mais ou menos próximos.

Esta espécie possui uma boa capacidade de degradar os restos lenhosos onde se encontra. Distingue-se de outras espécies similares pelas estrias (striatus = estrias) visíveis no interior da taça, entre outras características. Produz estriatinas, substâncias antibióticas. Podemos encontrá-la desde a Primavera ao Outono. Na nossa experiência, é uma das Nidulariales mais comuns em Portugal (mais frequente que Crucibulum laeve).

Para saber mais sobre esta espécie e a sua dispersão, vale a pena fazer uma viagem ao site australiano:

http://www.anbg.gov.au/fungi/birds-nest-cannonball.html

e ao site americano:

http://waynesword.palomar.edu/pljune96.htm

Sem comentários: