quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Jornadas Macromicologia: 10 de Outubro, Oeiras!


Caros micologistas,

A Estação Florestal Nacional, a Estação Agronómica Nacional e a Associação Micológica da Beira Interior têm o prazer de o convidar a participar na Jornada de Macromicologia que irá decorrer no dia 10 de Outubro, das 9:30h às 18:30h, no Auditório do Centro de Apoio Propedêutico da Estação Agronómica Nacional - Quinta do Marquês, em Oeiras.
Nesta Jornada serão apresentadas palestras por oradores convidados, abordando temas relacionados com a macromicologia em Portugal, desde a divulgação de projectos no âmbito do programa AGRO, passando por temas como o inventário e gestão de recursos micológicos, a comercialização de cogumelos silvestres, a produção de cogumelos sapróbios ou a sua conservação. No final, simultaneamente com a sessão de posters será organizada uma exposição de cogumelos.
Pretendemos ainda proporcionar uma oportunidade de divulgação de empresas relacionadas com a temática e gerar interacção entre os diversos intervenientes no sector. Assim, esta Jornada destina-se principalmente a produtores florestais, técnicos de associações florestais e agro-ambientais, outros técnicos, estudantes e público em geral.

Data limite: Inscrições e recepção de resumos até 21 de Setembro.

Contacto: Engª Cristina Ramos
Telefone: 214403645
Fax: 214413208
e-mail: ramos.anacristina@gmail.com

Local: Auditório do Centro de Apoio Propedêutico da Estação Agronómica Nacional - Quinta do Marquês, em Oeiras.

Para inscrições e mais informações, podem consultar a página:

http://www.inrb.min-agricultura.pt/noticias_detail.aspx?id_noticia=903&uni=5

2 comentários:

Marta Ferreira disse...

Olá amantes de cogumelos!
Já lá vai um tempinho desde a jornada de Macromicologia em Oeiras, mas hoje trago-vos um pequeno resumo de como correu.
Em primeiro lugar, venho com muito gosto anunciar que a jornada teve uma óptima adesão, cerca de 90 participantes, o que excedeu as nossas expectativas! Além disso a comunicação social também demonstrou inesperadamente o interesse no evento, tendo sido realizado um apanhado sobre as temáticas nele abordadas, que passou na RTP2 (dia 21 de Outubro) no programa “Da Terra ao Mar”. O principal objectivo deste evento, foi tornar mais coesa a comunidade Portuguesa que se interessa por cogumelos e tentar transmitir ao público em geral os trabalhos e avanços realizados na área da macromicologia, bem como abrir o espaço ás questões da sociedade interessada. Por isso e conforme o curto tempo disponível, tentámos concentrar o máximo de “actores” da sociedade intervenientes nesta matéria. Assim, seguiu-se a apresentação tanto de trabalhos mais académicos como de divulgação das actividades das associações florestais e associações micológicas chegando até ás empresas implementadas no mercado. Pretendeu-se assim agilizar as comunicações entre estes distintos grupos, representados pela maioria das regiões Portuguesas, de forma a caminhar num sentido da aproximação das várias questões sobre cogumelos. Esta simbiose pareceu-nos perfeita, e sentimos uma abertura positiva do longo caminho a percorrer nesta temática. Esperemos que mais eventos deste género possam aproximar mais a comunidade científica dos meramente curiosos e da sociedade interessada, de forma a motivar mais pessoas e poder dar mais apoio ás sua dúvidas e incertezas.
Saudações micológicas!
Marta

miscara disse...

Lindo!

Obrigada pelo "feedback" da actividade, que muito agradecemos. Vi por acaso o programa "Da Terra ao Mar", e gostei muito. Penso que nunca como antes os cogumelos suscitaram tanto interesse. Ainda mais surpreendente é que este ano nem sequer houve fartura de cogumelos!!!

Beijinhos

Rita