terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Maozinhas de Inverno



O Outono foi parco em cogumelos, e Agrocybe aegerita foi uma das poucas espécies comestíveis que se destacou. Surpreendentemente, ainda a vi na semana passada, em Dezembro! É uma das minhas espécies comestíveis favoritas, e a minha gata também lhe aprecia as formas e cheiro, plena de curiosidade.

4 comentários:

Marta Ferreira disse...

Já vi que partilhamos gostos idênticos...cogumelos e gatos!
Eu tenho 4 miaus, mas gostam dos cogumelos mais para brincar.

Este ano também achei muito pobre de cogumelos, principalmente os micorrízicos! A maioria que vi eram todos sapróbios e infelizmente vi também grandes surtos de Armillaria mellea, mais no Alentejo e também no Parque Natural se Sintra.
Tens visto Armilarias por aí?

miscara disse...

Não, não vimos surtos de Armillaria este ano em Braga. Aqui em Coimbra ainda não "bati" a área, pois estou cá só há dois meses...

jis

Anónimo disse...

Partilho as observações da Marta: no Outono observei essencialmente espécies lenhícolas (grandes e frequentes tufos de Armillaria e ainda alguns Hypholoma fasciculare, para além de Mycena seynesii - espécie que cresce em pinhas). Desde finais de Dezembro, com o aumento da precipitação, tenho observado diversas espécies que em anos 'normais' (com Outonos mais húmidos e menos quentes) frutificam em Setembro, Outubro ou Novembro e nunca ou muito raramente em Dezembro ou Janeiro. As alterações climáticas começam a produzir efeitos na flora micológica???

Anónimo disse...

Assino por baixo... Também na região de Coimbra, mais propriamente na Serra da Lousã e arredores, durante os meses de Outubro e Novembro pouco mais vi do que uns belos e destruidores tufos de Armillaria Mellea, Armillaria Ostoyae, e alguns de Hypholoma Fasciculare...
Viva a chuva!!