terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Auricularia mesenterica




Desde que mudei de cidade, o Jardim da Sereia presenteou-me com várias espécies. Auricularia mesenterica foi uma delas, em Dezembro.

É um fungo gelatinoso, do mesmo género da orelha de judas (Auricularia auricula-judae). A orelha de judas é o cogumelo preto chinês que muitas pessoas tomam por algas nos restaurantes chineses.

Auricularia mesenterica é um comestível mediocre, pois a a cutícula é tomentosa e rígida. A superfície é zonada, com aspecto que faz lembrar Trametes versicolor, mas distingue-se facilmente pela sua textura gelatinosa e pela superfície inferior sem poros visíveis e enrugada.

Auricularia mesenterica é saprófita de madeira morta de planifólios, muito abundante por toda a Europa e América, principalmente em bosques de ribeiros ou zonas com bastante humidade.

Auricularia auricula-judae partilha um habitat semelhante. Segundo o guia da Incafo de Moreno et al., é um dos poucos cogumelos capazes de frutificar em madeira de sabugueiro (Sambucus nigra). O sabugueiro é uma árvore muito ligada à história católica. Alguns pensam que a cruz de Cristo era de pau de sabugueiro, e que foi num sabugueiro que Judas se enforcou depois de trair Cristo. O nome deriva do seu aspecto de orelha humana e de crescer na madeira desta planta.

No Vietnam tive oportunidade de visitar estufas onde se cultivava A. auricula-judae em grande escala.

No Jardim da Sereia, somos obrigados a ver mais que cogumelos... cá fica uma panorâmica donde se encontrava o tronco da árvore.

Bom 2008!

1 comentário:

Anónimo disse...

as coisas que vou aprendo contigo!! :)
espero q tudo esteja bem contigo.
Bj
Berta(3Bs)