segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Associação Micológica A MARIFUSA

A marifusa...



Como surgiu?
A recolha indiscriminada de cogumelos silvestres, sem qualquer respeito pela continuidade desse recurso natural e provocando graves dequilíbrios nos habitats em que estão integrados, levou a que algumas associações de produtores florestais da Região Norte sentissem a necessidade de organizar uma acção de formação no âmbito desta temática. Esta acção, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário de Região Norte, decorreu em Vairão em Novembro de 1998.
Da iniciativa surge um desafio, lançado aos participantes, pelo Dr. Xavier Martins, enquanto formador na acção de formação, e presidente da Associação Micológica A PANTORRA de Mogadouro, no sentido de se constituir um grupo activo na promoção da micologia amadora em Portugal.
Desafio aceite!
Em 2001, é formalmente constituída a Associaçaõ Micológica A MARIFUSA*, designação em Mirandês, para o Macrolepiota procera,, cogumelo saprófita comestível vulgarmente conhecido por frade, roques, choteiros, patamelas, cú gordos e por tantos outros nomes!

“Associação sem fins lucrativos tendo como objecto a promoção do conhecimento científico e técnico dos cogumelos, bem como os aspectos ecológicos, culturais e sociais relativos aos mesmos”.
(Diário da República de 23 de Abril de 2004, III Série)

· homenagem ao mentor do projecto Dr. Xavier Martins, mirandês de gema!


Quem somos?
A Marifusa conta com uma equipa dirigente pluridisciplinar com sólida formação técnica em várias áreas profissionais:

- Biologias;
- Turismo da Natureza e ambiente;
- Ciências agrárias;
- Economia;
- Sociologia.


Que missão?
• Dar um contributo para o conhecimento do nosso património micológico;
• Contribuir para a divulgação da importância ecológica deste grupo de organismos nos seus diversos habitats;
• Divulgar regras de colheita adequadas à conservação dos recursos micológicos;
• Incentivar as populações locais/proprietários florestais a desenvolverem mecanismos de forma a fixar as mais valias económicas associadas a este recurso, explorando-o de forma sustentável;
• Promover o encontro, debate, troca de experiências entre as pessoas com interesse na promoção da micologia.

O nosso contributo?
• Realização de saídas de campo com pequenos grupos em várias zonas do país;
• Organização de fins de semanas micológicos (colheita, sessões de iniciação à identificação, identificação, exposição do material colhido para as populações locais, espaço para troca de experiências, actividades lúdicas,…);
• Organização e participação em seminários/reuniões científicas;
• Disponibilização das listas de espécies inventariadas em cada saída de campo para integração nas bases de dados das entidades responsáveis pela elaboração de Check lists, listas vermelhas, cartografia da distribuição geografica das espécie a nível nacional e internacional:
• Elaboração de bases de dados fotográfica;
• Estabelecimento de parcerias de colaboração com outras entidades (associações micológicas, univesidades, ICN, associações de produtores, …);
• Elaboração de pequenos folhetos de divulgação sobre os cogumelos e a sua importância nos ecossistemas; e o código de boas práticas;
• Organização de acções de formação.

Onde estamos?
Na bela cidade de Braga.
Email: marifusa@gmail.com


4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem! E como me posso fazer sócio?

Anónimo disse...

Bem à tua maneira. Parabéns, Rita!
Há momentos enviei um mail ao meu filho que está na madeira: "Dá uma olhadela ao blog... E, já agora, experimenta a receita do Agaricus bisporus. Eu deliciei-me."
E já tinha jantado. Lembraste, Rita?
Obrigado.
Duarte

miscara disse...

Obrigada!

Espero que ele também goste.

E espero pelas tuas receitas...

Beijinhos

Isabel disse...

Olá

Pois eu já fui com a Marifusa à Serra da Cabreira este ano em Abril (sou a louca que foi de Lisboa)! Adorei apesar dos poucos cogumelos que por lá vimos :) . Espero ansiosamente novas saídas, mais recheadas, de preferência, agora no Outono.
Quanto ao blog, acho-o fantástico!
Parabéns! Vou ser, concerteza, uma leitora regular e atenta.

Força!