terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Flammulina velutipes


O Outono é por excelência a estação do ano em que assistimos a um esplendor de espécies difícil de superar, mas conseguimos ver cogumelos em todas as estações do ano.
A Flammulina velutipes é um dos cogumelos que não se assusta com o frio do Inverno. Caracteriza-se por ter o chapéu cor de fogo, viscoso, e um pé coberto de pequenos pêlos que parecem forrá-lo a veludo negro. É uma espécie nival, que consegue crescer entre a neve, e cresce sobre madeira e restos lenhosos de árvores caducifólias (carvalhos, choupos, faias, salgueiros...) e algumas plantas lenhosas, mas é muito rara em coníferas.
É uma espécie comestível, cultivada no Japão à escala industrial, designada por enoki ou enokitake. No entanto, a forma cultivada tem pouca semelhança com os seus irmãos do "ar livre". No Japão é cultivada no escuro, e fica com um pé muito longo e um chapéu pequeno, além de ter cores muito mais claras.

3 comentários:

Unknown disse...

Bem, desde já os meus parabéns pela tua inciativa para promoção da micologia em português!
Em relação à nossa bela Flammulina velutipes, já existe suplementos alimentares feitos a partir do seu extracto para reforço do sistema imunitário, para combater inflamações. Em Portugal ainda não vi nada...Alguém sabe alguma coisa sobre isso? Por cá já vi produtos a base de Lentinus edodes (lentinan) e à base de Ganoderma lucidum. Conhecem mais?

miscara disse...

Obrigada! Quanto aos suplementos, não sei de nada, mas assim que puder vou ver. Fica a pergunta no ar a quem possa responder!

jis

Fachada disse...

uauu, foto brutal Rita! ;)