terça-feira, 18 de dezembro de 2007

World Fungi 2007

Quero agradecer o convite e oportunidade de partilhar informação com quem se interessa por micologia!


Gostava de partilhar um bocadinho do que vivi numa actividade que foi anunciada aqui neste blog (e em muitos outros sítios claro!) - O I Congresso Mundial sobre conservação e uso sustentável de fungos, que teve lugar em Córdoba durante a semana de 10 a 16 de Dezembro de 2007!
Muitas das coisas que se vivi não são transmissíveis muito menos as emoções que resultaram do encontro! Mas em termos científicos existiu uma enorme interacção entre todos os participantes numa fluência de ideias e experiências que contribui para o enriquecimento de todos estou certo!
Nos primeiros dias falou-se mais em conservação, um pouco do que anda a ser feito a nível de estudos mundiais e em diversos países em particular... Exemplos disso são a situação das listas vermelhas e a sua controvérsia, outro são os resultados dum estudo realizado no grupo Deliciosi do género Lactarius (que inclui o famoso Lactarius deliciosus) apontarem para uma distribuição restrita ao continente Europeu, estimando assim a sua ausência natural nomeadamente no continente Americano...
Nos dias seguintes falou-se um pouco mais de produção de cogumelos micorrizicos principalmente os comestíveis como Boletus edulis, Amanita caesarea, Tuber spp. entre outras, bem e sobre este assunto pouco mais tenho a dizer! Apenas que, esta ciência vai tão atrasada que ainda são poucas as brigas entre quem faz conservação e quem faz produção (se bem que já se vão notando – principalmente pelos mais fundamentalistas…), a verdade é que ainda são bastante desconhecidos os impactos das monoculturas de espécies ectomicorrizicas…

Além da ciência uma amizade entre muitos dos participantes cresceu e parece que também uma rede de trabalhos para o futuro poderá ter nascido… quem sabe? O futuro o dirá!

Outra, e talvez a mais importante acção do Congresso foi a criação dum convénio onde todos os participantes concordaram em linhas gerais sobre a comprometerem-se a sempre que possível efectuar medidas de conservação! Além disso este convénio também é uma forma de assegurar a continuidade deste tipo de congressos! Este convénio deverá ser brevemente introduzido na Internet! Assim que souber mais novidades relacionadas comunico!

Bem para quem não foi apenas tenho a dizer que nenhum momento se repete, como em tudo na vida, mas de certeza que iram acontecer mais actividades dignas de relevo como esta!

Também quero deixar um desafio a todos os que foram a este Congresso para completarem ou corrigirem esta informação!

Um abraço para todos!!!!

Luis Morgado - *Ento*Loma*

4 comentários:

Marta Ferreira disse...

AH! Ainda bem q há um eco do evento! Da minha parte tive muuuuuita pena de não ter ido! Ainda sinto as facadas no coração!Espero que tenham ido os tugas da micologia e q Portugal tenha sido bem representado.

Marta Ferreira

miscara disse...

Obrigada Luís pelas novidades! Não pude estar presente e é óptimo saber o que se passou.

Interessante o que disseste sobre o grupo Deliciosi. Eu trabalhei com fungos filamentosos anamórficos do género Penicillium e a nossa experiência quanto à distribuição dos fungos é oposta. Chegamos a encontrar espécies muito raras na cortiça do Alentejo e em Polyporales do Novo México, imagine-se!

Mas... o que se quer dizer com ausência "natural"? Lá há L. deliciosus agora...

Aguardo as tuas novidades sobre mais desenvolvimentos no consórcio, e também gostava de ter mais opiniões sobre outras pessoas que tenham estado presentes no evento!

Bom 2008 e beijinhos

Rita

a vida dum cogumelo disse...

Olá Rita.
Com ausencia natural quero dizer que provavelmente se pode encontrar Lactarius deliciosus na América mas com certeza que foram introduzidos por humanos para fins de consumo... A distribuição antes da influencia humana (que acaba por tb ser natural, daí as aspas...), nao incluia o continente Americano.
E como é q se consegue prever essa distribuição... estudando os ecossistemas naturais e comparando com os introduzidos... Se alguém quiser explorar mais este assunto posso contactar as autoras (Jorinde Nuytinck e Annemieke Verbenken) do estudo e pedir referencias =)

Abraço.

*Ento*Loma*

miscara disse...

Ok Luís, obrigada pelas referências! Vou procurar o trabalho delas na net.

Beijinhos

Rita

PS: convido-te a pores o teu perfil na categoria Ah! Contribuidores