terça-feira, 6 de novembro de 2007

Agrocybe aegerita


Num Outono tão seco quanto este, tivemos mesmo assim a presença dum manjar: Agrocybe aegerita. Esta espécie é parasita/saprófita de choupos (aegirita do grego aigeros, que significa choupo) e árvores similares (ex: ulmeiros), apesar de poder também ser encontrado noutras árvores. Aparece em tufos, por vezes numerosos. É simplesmente deliciosa. Tem vários nomes comuns de acordo com a região, entre os quais "maozinhas" em trás-os-montes.
Caracteriza-se, entre outros aspectos, pela sua esporada castanho-tabaco, que tinge as lâminas da mesma cor, pelo anel no pé, que rapidamente fica tingido pelos esporos, e pelo chapéu de cor clara, que "quebra" com tempo seco.
O seu cultivo pode ser feito em casa: basta conseguir um tronco de choupo inoculado com o micélio. Depois, é colocá-lo no quintal/varanda, regá-lo e fazer figas!
No Minho, é comum usarem-se troncos de choupo para suportar as vinhas no sistema de condução "enforcado". E bastas vezes fizemos jantares à custa desses troncos. Mais um "fruto" da vinha!
Pode-se encontrar durante todo o ano, desde que haja alguma humidade na madeira, excepto nos meses de inverno.
Em tempo seco, por vezes é a única espécie comestível que se encontra!

Para mais informações e inclusivé, receitas, pode-se consultar o site do interessante projecto "MICOVALDORBA":

http://www.valdorba.org/micovaldorba2/setas/agrocybe_aegerita_seta_chopo.html

e em italiano na Wikipedia:

http://it.wikipedia.org/wiki/Agrocybe_aegerita

(foto: cortesia de Inês Montalvão, num sábado luminoso em Braga, na busca de cogumelos para a actividade "os segredos dos cogumelos"! Obrigada Inês pela excelente foto, pois os que vi antes comi-os e as fotografias serão colocadas noutro poste...)

2 comentários:

miscara disse...

Ainda mais: existe uma associação micológica de Badajoz chamada Agrocybe aegerita!

http://agrocybeaegerita.webcindario.com/

beijinhos

Anónimo disse...

Rita, mais uma vez obrigada pelo excelente post!
Tenho que voltar aos "nossos" choupos, a ver se me brindam com umas repolgas (outro nome comum de Trás-os Montes para o Agrocybe aegerita!

Bjinhos